Quer  saber 4 dias quentes para remover qualquer mancha? Como limpar sofá? Como remover mancha de gordura? Como tirar caruncho de roupa? Como tirar bolor de tecido? A resposta para todas estas perguntas vai ser resolvida em definitivo neste texto.

O grande problema da limpeza de estofados, remoção de manchas em roupas coloridas, cortinas, entre outros está em 2 princípios: identificação do tipo de mancha e entendimento sobre qual produto usar para conseguir elimina-la. Então, antes de chegarmos lá vamos entender alguns conceitos:

DICA 01: MANCHAS:

Existem manchas orgânicas e inorgânicas. São exemplos de manchas orgânicas: vinho, cigarro, mofo, frutas, sangue, urina. São exemplos de manchas inorgânicas: óleos, graxa, diesel, gasolina. Ao entender isso você já consegue diferenciar os tipos de mancha e os produtos corretos para elimina-las.

DICA 02: Entender o pH dos produtos.

O pH é uma medida que define a natureza do liquido, sendo ácido ou alcalino. Um produto neutro tem pH 7. Produtos ácidos tem um valor de pH abaixo de 7. Um exemplo é o vinagre, que tem um pH aproximado de 3. Os alcalinos tem um valor de pH acima de 7. Um exemplo é a pasta de dente, que tem pH aproximado de 9. Mas por que precisamos saber disto? O pH do produto químico vai definir que tipos de manchas ele vai reagir com mais facilidade. Você naturalmente já faz isso no seu dia a dia e muitas vezes não se atenta a isso.

DICA 03: Manchas orgânicas

As manchas orgânicas saem mais facilmente com produtos de natureza ácida. Um exemplo clássico é o mofo ou bolor. que são fungos filamentados que grudam no tecido causando manchas escuras. Um limpador neutro como um detergente de cozinha por exemplo não consegue eliminar este organismo. É impossível remover desta forma, mesmo esfregando muito. Um produto alcalino também não vai ser eficiente e você vai perder tempo e paciência. Um produto ácido com peróxido de hidrogênio como o Oxy2 consegue agir matando o micro organismo eliminando-o. Porém, você precisa de tempo de ação (as vezes até 24 horas). Assim você consegue, com paciência e cuidado, eliminar este tipo de mancha apenas entendendo o que ela é e qual produto certo para remove-la, preservando o tecido sem mancha-lo. Veja esse vídeo com exemplo de eliminação de mancha de mofo e bolor preto de um boné branco.

DICA 04: Manchas Inorgânicas

Manchas de gordura, óleos. Um produto ácido não vai conseguir elimina-la. Um erro que comete-se corriqueiramente é aumentar a quantidade de esfregadas com intuito de “limpar melhor”. Ou aumentar muito a concentração do produto químico, podendo causar irritação na pele ou manchas na superfície. Mas isso é uma falsa impressão. Uma higienização perfeita deve ter o químico certo, o tempo certo, a temperatura certa e a ação mecânica adequada. Se você usa o produto errado para um determinado tipo de mancha, não adianta compensar com força mecânica. Um exemplo de produto alcalino é o Float. É bastante seguro, age rapidamente sobre manchas de gordura e óleos transformando-as em espuma, que facilmente são removidas. Em casos de manchas mais pesadas de graxa, óleo de motor, protetor solar, você precisa de um produto alcalino mais forte como o Pluri.

Para o texto não ficar muito longo, vou colocar um quadro abaixo contendo 2 produtos ácidos e 2 produtos alcalinos com as respectivas manchas que eles removem. Lembrando que nesta tabela abaixo, Oxy2 e Pluri são produtos mais fortes e devem ser usados em casos mais extremos. Aproveitem e deixem suas dúvidas aqui.

18 avaliações sobre “AS 4 DICAS PARA REMOVER QUALQUER MANCHA

  1. Gabriel damazio says:

    Amigo tive usando o impermeabilizante pro imper e estou tendo problema a pós a secagem o sofá ficou com umas manchas a onde secou primeiro sabe, oque posso passar pra resolve esse problema ?

    • Contato says:

      Olá, bom dia. Por favor, entre em contato pelo e-mail contato@easytechshield.com.br informando seu caso e com imagens, se possível, e buscaremos a causa do problema e uma solução adequada. Caso já tenha entrado em contato conosco pelo e-mail ou qualquer outro meio, desconsidere essa mensagem. Ficamos à disposição.

  2. Maria Dos Santos Da Silva says:

    Estou me colocando no mercado e qualquer informação sobre dicas sobre higienização de estofados e produtos e bem vindos.obrigado

  3. Pingback: Você sabe fazer diluição de produto de higienização? Aprenda aqui!

  4. GUILHERME DAL BEM says:

    Para limpar a relação de motos, onde se utiliza graxas ou óleos, me indica o pluri ou o Tangerine ???

    • Contato says:

      Ambos são indicados, o Pluri tem uma ação extremamente forte, caso use sobre a pintura, idealmente não aplique sob o sol, use bem diluído e deixe agir por no máximo 30 segundos e já remova com jato d’água. O Tangerine fará um lavação forte, mas pode usar mais tranquilamente. No entanto, ele mais puro e deixando agir por mais tempo também pode remover cera aplicada sobre a pintura ou reduzir a eficiência de vitrificadores.

  5. Alex says:

    Oi boa tarde para alimpar o colchão Box
    Com muita mancha de xixi e todinho ou café e mofo qual produto posso usar ? O float, zebac, oxy2 ? Qual seria para isso .?

    • Contato says:

      Boa tarde!
      Para urina, café, mofo, você precisa de limpadores de pH ácido. Nesse caso seriam Oxy-2 e Zbac. Como você descreveu, parece que seu caso é de sujeiras de maior intensidade, principalmente a urina que é difícil de lidar, portanto, indicamos o Oxy-2 na diluição de 1:20, 1:10, para ter uma ação mais forte.
      Para sair totalmente o cheiro da urina, você precisa remover completamente os resíduos que passaram pelo tecido e foram absorvidos pela espuma. Isso significa que você pode ter que tirar a capa do colchão e acessar a espuma, aplicar o produto diluído, deixar agir enquanto pode esfregar um pouco, depois enxague e aspiração caprichadas para remover todos os resíduos.

  6. Fernando says:

    Bom dia!

    Preciso fazer a limpeza de banco de couro de carro e já tenho o Pluri. Posso utilizar esse produto nesse trabalho ou não? Vejo que ele se enquadra como alcalino, ou preciso utilizar um produto de Ph ácido?

    • leonardozanin says:

      Conforme você pôde ler acima, é importante o uso do ph adequado para cada situação, tipo de sujeira. Mas você pode aplicar o Pluri no couro, sim, diluição de pelo menos 1:30, porque a ação do Pluri é bem forte. Deixando agir por em torno de 1 minuto já é o suficiente para a remoção. Ele agirá fortemente sobre gorduras, que é como funcionam os alcalinos. Para sujeiras orgânicas você precisará de um ácido. Para uma higienização completa então, uma etapa com cada um, ou pode fazer uma mistura, não com Pluri, indicamos nesse caso o Float com Zbac ou Oxy-2.

  7. janisoncenter says:

    Boa tarde, para tirar manchas (provavelmente de sabão) em um camisa de cor azul, qual produto seria mais indicado em qual diluição?

  8. Márcio Alex says:

    Bom dia, estou tendo problema com uma poltrona de tecido de fibra natural, não sei ao certo se é linho ou juta o tecido, limpei ele com um flotador e ao secar aparece manchas amareladas mesmo secando na sombra, o que posso fazer para acabar com estás manchas? Ele é tom de cinza.

    • leonardozanin says:

      Existem alguns tipos de tecidos em que você pode ter mais dificuldades com a secagem. Importante realizar as aplicações de produtos e enxague de forma bem homogênea e como você mencionou, deixar secar naturalmente em ambiente fechado, sem pegar sol, sem usar outros meios para acelerar essa secagem. Pode ocorrer também acúmulo de líquido em algumas partes, especialmente em dobras. Caso fiquem manchas de secagem nesses tecidos mais delicados, você pode ter que remover resíduos de produtos aplicados, repetir procedimento, realizando uma limpeza novamente e cuidando novamente com os procedimentos para evitar essas manchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *