Quer  saber 4 dias quentes para remover qualquer mancha? Como limpar sofá? Como remover mancha de gordura? Como tirar caruncho de roupa? Como tirar bolor de tecido? A resposta para todas estas perguntas vai ser resolvida em definitivo neste texto.

O grande problema da limpeza de estofados, remoção de manchas em roupas coloridas, cortinas, entre outros está em 2 princípios: identificação do tipo de mancha e entendimento sobre qual produto usar para conseguir elimina-la. Então, antes de chegarmos lá vamos entender alguns conceitos:

DICA 01: MANCHAS:

Existem manchas orgânicas e inorgânicas. São exemplos de manchas orgânicas: vinho, cigarro, mofo, frutas, sangue, urina. São exemplos de manchas inorgânicas: óleos, graxa, diesel, gasolina. Ao entender isso você já consegue diferenciar os tipos de mancha e os produtos corretos para elimina-las.

DICA 02: Entender o pH dos produtos.

O pH é uma medida que define a natureza do liquido, sendo ácido ou alcalino. Um produto neutro tem pH 7. Produtos ácidos tem um valor de pH abaixo de 7. Um exemplo é o vinagre, que tem um pH aproximado de 3. Os alcalinos tem um valor de pH acima de 7. Um exemplo é a pasta de dente, que tem pH aproximado de 9. Mas por que precisamos saber disto? O pH do produto químico vai definir que tipos de manchas ele vai reagir com mais facilidade. Você naturalmente já faz isso no seu dia a dia e muitas vezes não se atenta a isso.

DICA 03: Manchas orgânicas

As manchas orgânicas saem mais facilmente com produtos de natureza ácida. Um exemplo clássico é o mofo ou bolor. que são fungos filamentados que grudam no tecido causando manchas escuras. Um limpador neutro como um detergente de cozinha por exemplo não consegue eliminar este organismo. É impossível remover desta forma, mesmo esfregando muito. Um produto alcalino também não vai ser eficiente e você vai perder tempo e paciência. Um produto ácido com peróxido de hidrogênio como o Oxy2 consegue agir matando o micro organismo eliminando-o. Porém, você precisa de tempo de ação (as vezes até 24 horas). Assim você consegue, com paciência e cuidado, eliminar este tipo de mancha apenas entendendo o que ela é e qual produto certo para remove-la, preservando o tecido sem mancha-lo. Veja esse vídeo com exemplo de eliminação de mancha de mofo e bolor preto de um boné branco.

DICA 04: Manchas Inorgânicas

Manchas de gordura, óleos. Um produto ácido não vai conseguir elimina-la. Um erro que comete-se corriqueiramente é aumentar a quantidade de esfregadas com intuito de “limpar melhor”. Ou aumentar muito a concentração do produto químico, podendo causar irritação na pele ou manchas na superfície. Mas isso é uma falsa impressão. Uma higienização perfeita deve ter o químico certo, o tempo certo, a temperatura certa e a ação mecânica adequada. Se você usa o produto errado para um determinado tipo de mancha, não adianta compensar com força mecânica. Um exemplo de produto alcalino é o Float. É bastante seguro, age rapidamente sobre manchas de gordura e óleos transformando-as em espuma, que facilmente são removidas. Em casos de manchas mais pesadas de graxa, óleo de motor, protetor solar, você precisa de um produto alcalino mais forte como o Pluri.

Para o texto não ficar muito longo, vou colocar um quadro abaixo contendo 2 produtos ácidos e 2 produtos alcalinos com as respectivas manchas que eles removem. Lembrando que nesta tabela abaixo, Oxy2 e Pluri são produtos mais fortes e devem ser usados em casos mais extremos. Aproveitem e deixem suas dúvidas aqui.

4 avaliações sobre “AS 4 DICAS PARA REMOVER QUALQUER MANCHA

  1. Gabriel damazio says:

    Amigo tive usando o impermeabilizante pro imper e estou tendo problema a pós a secagem o sofá ficou com umas manchas a onde secou primeiro sabe, oque posso passar pra resolve esse problema ?

    • Contato says:

      Olá, bom dia. Por favor, entre em contato pelo e-mail [email protected] informando seu caso e com imagens, se possível, e buscaremos a causa do problema e uma solução adequada. Caso já tenha entrado em contato conosco pelo e-mail ou qualquer outro meio, desconsidere essa mensagem. Ficamos à disposição.

  2. Maria Dos Santos Da Silva says:

    Estou me colocando no mercado e qualquer informação sobre dicas sobre higienização de estofados e produtos e bem vindos.obrigado

  3. Pingback: Você sabe fazer diluição de produto de higienização? Aprenda aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *