Como remover risco de caneta de tecidos e couro – Técnica profissional

O seu filho riscou o banco do carro? Canetinha no sofá branco da sala? E agora? Como efetivamente posso remover a tinta de caneta do tecido do sofá, cadeira ou do couro de uma maneira que não estrague o tecido após o processo? Aqui vamos mostrar pra você tudo que precisa saber para remover marcas e manchas de canetas de uma maneira fácil e sem prejudicar o tecido.

A primeira coisa é saber qual o tipo de caneta foi usada para riscar. Um hidrocor tem solvente álcool, alguns são solvente água. Caneta marca texto, canetas permanentes, canetas esferográficas, todas tem uma grande diferença entre si. Identifica-las já é meio caminho andado.

Se o solvente da tinta for água, como na maioria das canetas esferográficas, a própria água pura já remove. Basta diluir ao máximo a tinta e esfregando levemente. Uma caneta hidrocor a base de álcool é facilmente removida com álcool, que é o diluiente desta tinta. Em resumo, remover a mancha da tinta consiste em basicamente achar qual o diluente desta tinta e utiliza-lo para dissolver ao máximo o pigmento.

Um ponto muito importante é que canetas vermelhas, azuis, pretas tem diferentes pigmentos entre si. Normalmente este pigmento está pó, envolto por uma espécie de plastificante. Fica muito claro quando olhamos o pigmento no microscópio. Neste caso, as vezes é importante usar um produto de limpeza de característica ácida como Oxy2 ou Zbac para quebrar o plastificante da tinta e depois dilui-la. São produtos bem fáceis de usar e manipular, bastante acessíveis. Para você entender melhor esta dica, assista o vídeo abaixo que mostra um passo a passo da remoção das marcas de caneta em um tecido suede:

 

Gostou? Curta e compartilhe a mensagem!

www.easytechshield.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *