Como limpar colchão: os profissionais de higienização sabem que um dos serviços mais complexos é a higienização de colchões. É um trabalho demorado, gasta-se muito produto e normalmente não se consegue cobrar o valor justo pelas horas trabalhadas em comparação com higienização de sofás, por exemplo. Isso porque é muito difícil devolver ao colchão a cor original do tecido e remoção total das manchas.

Mas você, profissional de higienização, pode estar fazendo este procedimento de modo errado! Os produtos para uso profissional tem fins específicos, dificilmente combatem 100% dos tipos de sujeira. Saber onde usar cada tipo de produto pode acelerar muito o processo, evitando esfregação em demasia. Poupa-se energia, ganha-se tempo e produtividade.

Por que a higienização de colchões é difícil?

Colchão não é higienizado com frequência. Normalmente a higienização acontece após algum acidente, depois de muito tempo de uso. O que verdadeiramente acontece é que há um alto índice de gordura corporal impregnada, muitas vezes cobrindo manchas incrustadas no tecido. Esta gordura não se mistura a água, vai acumulando e adotando uma cor amarelada tornando muito complexa a sua remoção. O exemplo é a foto ao lado, um colchão altamente sujo depois de quase 3 anos sem limpeza.

Como limpar o colchão de modo rápido?

A limpeza correta de colchão deve ser feita seguindo a seguinte lógica:

  1. Aplicação de um produto alcalino para remoção de toda gordura corporal. Recomendo o uso de PLURI na proporção de 1:10. Se a mancha for como a da foto ao lado, deixe o produto agir por pelo menos 5 minutos. Você vai notar que PLURI vai derreter a mancha de gordura sem que você precise esfregar. Isto acontece porque este produto tem ação direta sobre graxas, gorduras e afins. Essa gordura esconde por baixo outras manchas que não conseguem ser acessadas pela “proteção” dessa sujeira. Ao ser tocada a gordura vai derretendo e se misturando a água, sendo facilmente removida. Realize a extração com uma máquina extratora usando somente água.
  2. Aplicação de um produto levemente ácido para finalização. O produto ácido deixa um toque gostoso e um acabamento perfeito, devolvendo cor e vida ao tecido. ZBAC é o produto indicado, além do alto poder de remoção de manchas orgânicas, bloqueador de odores,  ele age também como finalizador. Deixa um cheiro gostoso de limpeza. Utilize na proporção de 1:20. Em casos de tratamentos de manchas mais pesadas, 1:10. É muito importante deixar o produto agir por pelo menos 5 minutos. Durante a ação do produto faça sempre esfregações leves, sem danificar a estrutura do tecido. Faça a remoção utilizando máquina extratora usando somente água limpa e finalize o serviço.

Desta forma o processo vai ser muito rápido e eficiente. O uso de produtos inadequados não remove a gordura que protege manchas mais pesadas. Assim, o profissional não atinge o seu objetivo e fica frustrado. Para tal, o mais importante é o real entendimento do problema.

Agora você pode limpar colchões com facilidade sem sofrência.

Esperamos que esta dica te ajude no dia a dia!

Até a próxima!

3 avaliações sobre “Como limpar colchões de modo profissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *