Churrasco é uma delícia, mas como limpar grelha e espeto depois de se banquetear é desagradável, não acham? Isso porque a gordura da carne e a carbonização ficam impregnadas nas peças e não saem facilmente. Você esfrega, esfrega e não sai. Aí começam as gambiarras maravilhosas: pão velho, areia, lava-jato. Porém gambiarra nem sempre funciona e o que queremos aqui é te ensinar a parar de sofrer para limpar grelhas e espetos. Então vamos te ensinar de forma definitiva. 

Principal problema

O que limpamos nas grelhas sujas? A principal sujeira que deve ser removida são gorduras das carnes, restos de comida e carbonização do processo de cozimento. Todos sabemos que óleo/gordura e água não se misturam. Por isso nos esforçamos usando detergentes, esfregando demasiadamente sem resultado. Essa gordura precisa ser removida até mesmo para podermos acessar as manchas em baixo da gordura, que normalmente são as manchas pretas de carbonização.

Produto correto

Então temos claro que nosso objetivo principal é eliminar a gordura, primeiramente. Para isso, precisamos de produtos alcalinos. Um produto indicado para isto é PLURI (R$ 25,90) . Ele é concentrado e limpa por detergência e alcalinidade. Basta misturar 1 porção de produto para 5 porções de água e aplicar diretamente sobre a sujeira. Com 1 garrafa de Pluri você faz aproximadamente 6 litros de mistura pronta, ou seja, sai mais barato que pão velho! A primeira coisa que você vai notar é que a gordura vai começar a derreter formando uma espuma amarela, mesmo sem esfregar. Se usar água com uma pressão moderada a grelha fica praticamente limpa. Ao desprender a gordura, boa parte das manchas pretas de carbonização também são eliminadas. Assim você garante uma limpeza e higienização perfeitas da grelha e espetos, deixando prontas para o próximo churrasco.

Diferente das técnicas improvisadas, as famosas gambiarras, o processo químico usando alcalinos não deixa resíduos de gorduras, restos de comida, que podem gerar maus odores, acumular micro organismos. É uma limpeza de fato. E muito barata porque o produto é concentrado, rende muitos churrascos.

Relembrando:

  • Dilua o produto em 1 porção para 5 porções de água.
  • Coloque em um borrifador; 
  • Procure usar luvas;
  • Borrife o produto sobre a gordura e deixe agir por 1 a 2 minutos;
  • Jogue água para remoção. Se quiser, pode usar uma esponja para uma leve esfregação.

Compre Pluri clicando aqui.

Se quiser ver este processo, assista o vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *