Há uma dúvida enorme se pode ou não impermeabilizar tecido de linho. O linho é um tecido nobre, caro, famoso por ser um tecido mais frio ideal para uso no verão. O linho é um tecido elegante. Existem linhos puros ou linhos mistos, disponíveis em diferentes cores porém sempre com o mesmo aspecto de conforto e elegância.

Entendendo o Linho

Tecidos de linho e chenile são tecidos onde as tramas são mais abertas. Isso significa na prática buracos entre os “quadradinhos” das tramas por onde passa frequentemente ar. Como comentado acima, uma das principais características do linho é justamente um tecido frio, perfeito para dias de verão. Para proteger o linho ou um tecido de chenile que são bem parecidos quanto as suas tramas, não se deve aplicar nada que tampe estes buracos. Assim uma das principais características deste nobre tecido seria perdida.

Manchas em linho

Lembre-se que o linho é um tecido super absorvente a líquidos. E a qualquer líquido. Suor da nossa pele, refrigerantes, sucos e até mesmo água. Isso mesmo, água! Se você derramar água pura em um tecido de linho possivelmente após secagem ficará uma mancha em forma de auréola contornando os locais onde a água caiu. Não se preocupe, essas manchas saem facilmente. Porém, esta característica de absorção do linho é fundamental para entender o que fazer para impermeabilizar este tecido.

Impermeabilização do linho

Para impermeabilizar o tecido de linho agora é fácil. Você já entendeu as principais características deste tecido. Vamos repassa-las:

  • Tramas muito abertas
  • Alta absorção de líquidos
  • Altera a cor mesmo com água pura

Em primeiro lugar o linho vai precisar de mais produto do que um tecido de suede ou camurça. De 3 a 5 camadas são necessárias para umedecer bem as tramas do tecido. Lembre-se que estamos falando de um tecido muito aberto. Portanto, se você tiver em casa um tecido de linho com buraquinhos muito grandes, alinhe suas expectativas. A resistência a líquidos será baixa e por muito pouco tempo em virtude do tamanho das tramas. Como o tecido de linho absorve bastante, umedeça bem o tecido e umedeça uniformemente.

Lembre-se que o linho altera sua cor mesmo com água pura. Então em linho você não pode aplicar impermeabilizante somente no braço ou no assento. Vai ter alteração de cor! No tecido de linho não tem jeito: ou é tudo ou nada.

Procure usar produtos a base de nanotecnologia em linho como o Ecotextil que são os mais indicados. As nanopartículas de SiO2 envolvem as tramas de modo mais eficiente promovendo proteção mais prolongada. Você também pode usar impermeabilizantes a base de água como o Pro Imper,

Abaixo temos um passo a passo de impermeabilização em tecidos de linho. Vai ajudar a entender e conseguir um resultado impecável.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *