O seu pet fez xixi no sofá? Muita gente pergunta se é possível proteger sofá de xixi de animais. Cachorro e gato é tudo de bom, não é? Esses bichinhos são parte das famílias modernas, com super privilégios: comida balanceada, visitas a Pet e acesso aos cômodos da casa. E os cachorros e gatos tem suas preferências: sofás, poltronas e colchões. E como é de se imaginar, os cachorros e gatos acabam “marcando território” fazendo xixi, que além de manchar deixa um cheiro horrível no ambiente. Mas como evitar isto? 

O primeiro passo

Avaliar se há urina no sofá, poltrona ou colchão. Se houver, é fundamental que ela seja removida e que não fique nenhum odor. Se houver cheiro o animal vai continuar urinando para manter o local marcado, evitando que outro visitante lhe faça companhia. Para isso, aqui vai uma dica pra você: procure colocar papel toalha ou papel higiênico para que seja absorvido ao máximo a urina aparente.

Após, use um pano úmido com água limpa e passe de vagar, intercalando com aplicação de papel toalha para absorver ao máximo a umidade. Repita quantas vezes achar necessário. Após, você pode utilizar um produto chamado ZBAC, que elimina ácaros e bactérias e tem poder de neutralizar odores.

Você pode diluir o produto e aplicar na área, removendo-o após 10 minutos. Depois umedeça um pano com água e passe na área para garantir que todo o produto será removido. Pode repetir o procedimento se achar necessário. Assim você removerá completamente o odor e estará pronto para a próxima parte: PROTEGER o sofá.

Protegendo o sofá

Para proteger o sofá contra xixi de cachorro e gatos você deve usar um impermeabilizante de tecidos adequado. A urina tem PH neutro, no entanto a temperatura do líquido e a pressão do jato são pontos críticos: se o tecido não estiver protegido a urina vai ultrapassar a barreira impermeabilizante e vai penetrar.

O produto mais indicado para proteção de tecidos de urinas de animais é Ecotextil Premium. Ecotextil já tem proteção termo-resistente, não sofre com a ação de líquidos de até 100º. A versão mais concentrada, Premium, tem mais resistência a impactos sendo mais eficiente para sofás e poltronas que possam receber xixi de cachorro ou gato pelo seu uso. Como Ecotextil não é tóxico, pode ser aplicado sem receios de problemas futuros com seu animalzinho.

Gostou da dica? Escreva pra gente e de sugestões de pautas!

13 avaliações sobre “O seu pet fez xixi no sofá? O que fazer para proteger?

    • leonardozanin says:

      A durabilidade média é de 1 ano. Depende bastante do tipo de tecido e do uso. Tecidos com tramas mais abertas sofrem mais com desgaste pelos buracos que se criam entre as tramas com o uso.

  1. Rodrigo says:

    Leonardo, soube que os impermeabilizantes aplicados por empresas profissionais seguram todos os líquidos menos xixi (de animais, crianças, etc); o ecotêxtil premium garante esta proteção contra xixi, então? Quantos frascos são necessários para proteger um sofá de 3 lugares retrátil? Obrigado.

    • leonardozanin says:

      Olá! A maioria dos produtos no mercado não conseguem segurar liquidos quentes, pela baixa resistencia de resinas. Ecotextil segura liquidos de até 200º, o que ajuda a proteger contra urinas. A urina tem PH neutro, o que também não incorre em um problema. O grande vilão da urina são a fragilidade dos tecidos em relação a pressão da água (que abre as fibras do tecido). O mesmo acontece quando o animal urina e passa por cima do liquido, pressionando contra a fibra. O liquido em si não penetra, depende destes fatores.

  2. Rita de Cassia Martins Fóffano says:

    Boa noite. Posso usar o produto em tapete de fibra baixa?? Quero proteger de xixi de cachorro.

    • leonardozanin says:

      Não vai funcionar, as tramas são abertas e pra ficar bom teria de fazer por imersão, gasta-se muito produto e não acredito que compense.

  3. Carol Azevedo says:

    Oi eu li que o ZBAC – Bactericida com poder Alvejante e Finalizador – 5L é ALVEJANTE estou com medo dele manchar o tecido do meu sofá. Ele tem algo como água sanitária? Se tiver vai manchar o tecido. Por favor esclareça isso. Obrigada

    • Contato says:

      Olá, o ZBAC não funciona como água sanitária, fique tranquila, ele é um clareador, mas não contém cloro na fórmula.

  4. Julianne says:

    Olá, eu dividia apartamento com mais duas meninas e elas deixaram o gato fazer xixi inúmeras vezes no sofá de COURO sem nem ao menos se dar o trabalho de secar durante as férias todas em q eu não estava em casa.
    Eu chamei uma empresa daquelas especializadas em limpeza de estofados… e não diminuiu nem um pouco o mau cheiro. Ainda tem jeito ou só jogando o sofá fora?

    • Contato says:

      Olá, Julianne. Seu caso é realmente difícil, a urina passou pelo couro, talvez por algumas bordas, brechas, e penetrou na espuma, é bem difícil a remoção mesmo. Neste caso a única tentativa possível para remover o cheiro seria virar o sofá ao contrário, retirar a proteção da parte de baixo e tentar limpar a espuma pois é lá que a urina está. Deve-se usar um produto de limpeza de pH ácido para combater a urina com eficácia, e caprichar no enxague e aspiração da espuma para remover bem todos os resíduos. Normalmente é um processo feito com uma máquina extratora. É possível que um profissional de higienização de estofados bem preparado seguindo essas orientações consiga resolver seu problema.

  5. Luiz Carlos Back says:

    boa tarde gostaria de saber se eu usar o impermeabilizante Ecotextil no colchão ele vai proteger pois tenho um filho e ele e faz urina na cama se ira proteger e não vai mais passar para o colchão

    • Contato says:

      A impermeabilização de colchões não é indicada. As tramas do tecido dos colchões trabalham bastante e acabam ficando mais espaçadas, com furos, que permitem que o líquido passe. Para uma impermeabilização você precisaria de uma quantidade inviável de produto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *