Guia completo de vitrificadores de pintura – tudo o que você precisa saber.

A vitrificação de pintura tornou-se popular no Brasil a partir de 2010. Até então as marcas importadas de produtos de proteção chegavam a preços inacessíveis ao consumidor Brasileiro, tornando o preço do serviço extremamente alto. De 2010 pra ca aumentou-se muito a oferta de produto, apresentados em suas mais variadas formas e diferentes características. E o que é bom acabou ficando um pouco confuso: como escolher o vitrificador certo para proteger o meu carro dentre todas as opções possíveis? Há muito pouca literatura a respeito. Então aqui vamos montar um guia completo pra você saber tudo sobre vitrificadores e tomar a melhor decisão de compra.

O que é um vitrificador?

Vitrificador é uma palavra que abrasileiramos para definir um grupo de produtos chamados “coating”, ou seja, protetores de pintura de alta durabilidade. Existem os nano coatings baseados no uso e manipulação de nano particulas e os coatings com adição de, resinas, acrilatos, etc.

Todo coating é duro vai evitar riscos no meu carro?

Não. Vai variar de acordo com a concentração e tipos de ativos como SiO2 por exemplo. Existem coatings como MW que apresenta um grau baixo de dureza, porém uma proteção química muito alta.

Quais são os principais benefícios de um vitrificador?

Vai depender do tipo do coating: Se um coating tem um grau de dureza acima de 5H você promoverá ao verniz uma dureza maior do que a do próprio verniz original. Isso ajuda muito na preservação da superfície contra riscos do dia a dia. Este é o único benefício que altera uma vez que temos coatings 5H, 7H, 9H. No mais, brilho, hidrofobia, proteção química, proteção contra raios UV nocivos e alta durabilidade são benefícios comuns a todos os tipos de coatings.

Qual a durabilidade de um coating?

Depende do tipo de produto. De forma geral os coatings com menor índice de dureza, ou seja, menor concentração de ativos duram em média 1 ano. A maioria dos produtos duram em média 3 anos. Os mais concentrados podem durar até 5 anos.

Como vou saber se a dureza do produto é realmente a que o rótulo fala?

Existem empresas certificadoras que aferem com rigor científico o grau de dureza dos revestimentos. Uma delas, inclusive a maior empresa do mundo deste segmento é a SGS. Procure sempre um produto que tenha a certificação SGS e certamente você estará comprando um produto que cumpre o que promete.

Existem produtos nacionais certificados pela SGS? 

Sim, há o Insignia 9H e GT1 Ceramic 5H. Ambos são certificados pela SGS. O MW Insignia, para 1 ano, é um coating testado e aprovado pela sessão “cumpre o que promete” da revista Quatro Rodas. Além destes somente os coatings importados.

É verdade que um vitrificador mancha se deixa-lo na chuva?

Não. O que acontece é que nos primeiros 7 dias de aplicação do coating ele está estabilizando. Não se deve esfregar a pintura ou deixar secar água sobre ela. Neste primeiro período podem ocasionar manchas caso não respeitado este processo. Após este período não há problema.

Como escolher o produto ideal dentro destas opções?

Para responder essa pergunta, faça algumas perguntas a si mesmo:

Pode gastar muito? Caso negativo, use um coating para 1 ano como o MW Insignia. É testado pela Quatro Rodas, fácil de aplicar (a garrafa de 30ml custa R$ 59,90 e faz 2 aplicações).

Você prefere dar mais proteção contra pequenos riscos ou quer só brilho e aquele aspecto de self cleaning com uma baita hidrofobia? Se vc prefere proteção, GT1 Ceramic vai te ajudar mais. Se você prefere manter o carro limpo por mais tempo, MW Insignia é a melhor opção.

Se você tem dinheiro pra investir, não tenha dúvidas: escolha uma proteção 9H. É a melhor proteção em termos de prevenção contra riscos do dia a dia, manutenção de brilho e durabilidade. Para isso você pode usar o Insignia 9H.

Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.