Sabemos o quanto incomoda cheiro de urina em tapetes ou sofás. O odor fica impregnado, contamina o ambiente e demora muito a sair. É uma verdadeira dor de cabeça para a dona de casa ou profissionais de higienização, que também sofrem com este problema. Mas como resolver de forma definitiva? Esqueça soluções caseiras com vinagre, bicarbonato. Além de não funcionar atrapalham ainda mais a higienização da forma adequada. Piora o problema de odor de urina.

Vamos passar um passo a passo para qualquer profissional ou dona de casa conseguir remover odores de urina. Siga abaixo o passo a passo:

1 – Identifique o local afetado. A primeira coisa a fazer é tentar remover totalmente a urina. Para isto existem 3 opções, dependendo do material que você dispõe. Pode usar quaisquer das alternativas abaixo:

  • Extratora: use a extratora com água apenas e sugue ao máximo a urina, borrifando água para diluir resíduos secos. Faça até notar que não há mais resíduo no tecido.
  • Aspirador de pó e líquidos: procure aspirar o máximo de urina. Se estiver seca, borrife água limpa para diluir os resíduos secos e continue a aspiração, umedecendo e puxando. Faça isso até remover totalmente a urina.
  • Utilize panos úmidos. Passe o pano para absorver e sugar parte da urina. Repita o procedimento trocando os panos frequentemente, até notar que não há mais resíduos.

2 – Após remoção da urina estamos prontos para começar o processo de higienização. Recomendo a compra de um produto chamado ZBAC, que é um limpador com ação bactericida de fácil uso, com ação bloqueadora de odores. Dilua em 1:5 com água limpa e borrife na área contaminada com urina. Deixe agir por 5 a 10 minutos pelo menos. Você pode fazer uma leve esfregação para ajudar a penetração do produto em áreas mais profundas da espuma ou do tecido. Após o tempo de ação do produto volte ao tópico 1 e escolha uma das formas de remover o excesso de produto, dependendo das ferramentas que você dispõe. Se for urina de gato ou urina seca, recomendo repetir este processo 2 a 3x.

3 – Aguarde secagem. Após finalizar o procedimento, por garantia, dilua um pouco mais o ZBAC para 1:10 e borrife uma pequena névoa sobre a área que você acabou de limpar. Como ZBAC tem ação bloqueadora de odores, vai ajudar de imediato o combate ao mal odor de urina.

4 – Se depois do procedimento o cheiro persistir é seguro que ainda existe resquício de urina na sua peça. Isto é sinal de que a primeira etapa, da remoção de resíduos, não foi bem feita. Resíduos secos de urina precisam ser bastante umedecidos para diluir e soltar. O uso de sugadores como Extratoras e Aspiradores ajudam muito, porém o aspirador em si precisa de uma ajudinha de um borrifador com água. Se o cheiro voltar, repita o processo. Mas dessa vez capriche mais na remoção do resíduo.

Espero que estas dicas te ajudem!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *