Já ouviu algum estofador comentar que impermeabilizante de tecido estraga o tecido? Ou um vendedor de móveis ou tecidos? É mito ou verdade?

É bem comum ouvir falar que impermeabilizar um sofá pode destruir o tecido, que pode apresentar descoloração ou ressecamento. Sua textura aparenta a textura de uma folha de jornal: seca, quebradiça. Infelizmente isto não é um mito, é verdade. Mas uma meia verdade, pois não acontece com todos os tipos de impermeabilizantes do mercado.

Entendendo o problema

Para começar a falar do problema vamos entender a composição dos impermeabilizantes:

  • resinas siliconadas
  • resinas fluoradas
  • SiO2

Impermeabilizantes a base de resinas siliconadas silicone são os mais comuns no mercado brasileiro. São mais baratas que as resinas fluoradas e tem um bom desempenho aliado a um baixo custo. Podem ser solúveis em solvente ou água. É neste ponto onde você vai entender exatamente o que acontece.

As resinas siliconadas, quando secas, formam um bloco parecido com um plástico transparente. Isso acontece quando secas em excesso. estas resinas aliadas aos solventes mais usados em impermeabilizantes base solvente como o hexano, isoparafina e benzeno provocam uma reação instantânea no tecido, que pode inclusive perder parte da sua pigmentação pela reação com o solvente. Ao aplicar este tipo de produto em abundância o ressecamento da resina siliconada endurece o tecido, que fica ressecado e quebradiço. É um problema grande que não tem solução após o dano.

Os impermeabilizantes base de água que usam resinas emulsionadas não apresentam este problema. No entanto, quando aplicados em excesso podem formar pequenas manchas redondas ocasionadas pelo ressecamento do ativo. Porém, as reações de ressecamento e endurecimento do tecido não se apresentam nestes produtos.

No caso dos produtos a base de SiO2 que são totalmente translúcidos e sem cheiro (não existe produto a base de SiO2 com coloração turva ou esbranquiçada) não há riscos de manchas. Isso porque usa-se SiO2 em tamanho nanométrico. É o caso do Ecotextil, o mais forte impermeabilizante do Brasil. Ele usa como princípio nano partículas de SiO2. Ao lado de um copo com água é impossível de saber onde está o produto e onde está a água pura. Esta categoria de produto não cria sobreposição e age “abraçando” as tramas do tecido. Não causam manchas em nenhum tipo de tecido. Por também não ser tóxico podem ser usados por qualquer pessoa.

 

Ecotextil nano impermeabilizante clicando aqui: